Projeto de pesquisa e extensão “Uma história crítica da ciência: da idade da pedra à nanociência e n
O Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes (GEILC/UESB/CNPQ), promovendo atividade relativa a seu projeto de pesquisa e extensão, intitulado “Uma história crítica da ciência: da idade da pedra à nanociência e nanotecnologia”, no mês de Outubro de 2016, realizou duas atividades com a participação de docentes colaboradoras ministrando palestras.
A primeira palestra foi realizada no dia 19/10, ministrada pela Professora Doutora Gerenice Ribeiro (UESB), e teve como tema "A escrita da história". A palestrante apontou questões acerca da escrita acadêmica a partir de sua pesquisa com artigos das áreas de Sociologia e História. Em sua fala, a Professora Gerenice destacou a escrita como uma prática necessária à produção do conhecimento, porém, esta passa pela necessidade de dominar as normas técnicas como forma de reconhecimento da pesquisa e de interação no meio acadêmico. O encontro foi realizado no Museu Pedagógico - Casa Padre Palmeira.
Já no dia 21/10 foi realizada a palestra “Conhecimento científico e produção científica de mulheres na Idade Media”, ministrada pela Professora Doutora Rita Maria Radl-Philipp (Universidade de Santiago de Compostela-Espanha). Na oportunidade, a palestrante destacou a existência de uma profícua produção científica por parte das mulheres na Idade Média, destacando o confronto dessas práticas com o contexto de fechamento e monopólio masculino e religioso do conhecimento reconhecido como válido no período. O Encontro ocorreu Auditório do Módulo IV da Uesb/Campus de Vitória da Conquista.
Confira as duas atividades na galeria de fotos:
As atividades contaram com a participação de graduandos e pós-graduandos da UESB, professores de graduação e pós-graduação e membros do GEILC.