Análise da conjuntura político-econômica do Brasil atual, com Sérgio Lessa
No dia 08 de Julho de 2016, com a participação de militantes de movimentos sociais, professores e estudantes, o GEILC realizou uma roda de conversa sobre a crise estrutural do capital e a conjuntura atual do Brasil, com o Prof. Dr. Sergio Lessa (UFAL). O encontro foi realizado no salão principal da Casa Padre Palmeira/Museu Pedagógico da UESB, em uma manhã bastante produtiva.
O convidado começou articulando as contradições sociais e políticas do Brasil atual com o quadro geral do capitalismo monopólico de domínio da fração financeira global.
O Professor abordou ainda os conflitos sociais e a crise estrutural dos países da Europa e da Ásia, ressaltando seu grau de complexidade e as limitações do Estado capitalista diante de suas contradições.
Ao final, Palestrante e interlocutores manifestaram sua satisfação em poder dialogar sobre as condições atuais da sociedade brasileira, e pela possibilidade investigar as lacunas da política e da economia em face das demandas sociais. Por fim, Sergio Lessa destacou a importância da teoria revolucionária e a atualidade da crítica marxista ao capital como chance de ampliar o debate político para além do partidarismo, e como possibilidade de aprofundar as questões e superação do paradigma atual de desenvolvimento socioeconômico.