top of page

SOBRE NÓS

Objetivando aprofundar o debate sobre a Ideologia e a Luta de Classes, enquanto categorias analíticas basilares para compreensão da estrutura social e suas múltiplas determinações, bem como suas categorias de aproximação tais como alienação, forças produtivas, relações de produção e totalidade, é que o GEILC (Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes, vinculado ao Museu Pedagógico), se propõe a retomar estas problemáticas a fim de partilhar e contribuir para o aprofundamento necessário sobre tais temáticas. O Geilc busca, portanto, centrar as discussões das categorias Ideologia e Luta de Classes a partir de prisma que interrelacione as várias nuances conceituais acerca do tema, estabelecidas sobre a égide do materialismo histórico-dialético, intercalando teoria e prática, na perspectiva da análise da totalidade concreta. Da mesma maneira, e concomitantemente, procuramos apropriar-nos de uma teoria das classes sociais a fim de inter-relacioná-las com a realidade dos atuais conflitos sociais que se desenrolam mundo afora.

Repercussões dos trabalhos do grupo

Os sujeitos sociais, suas relações e ideologias circunscritas; sujeitos da transformação social já constituídos e potencialmente em constituição; lutas sociais e transformação da realidade humana; Materialismo histórico e dialético; Memória; temas políticos diversos (democracia, partidos políticos, esquerda, ideologias, memória...); e da economia política e relações internacionais (imperialismo/globalização/transnacionalização). Produção científica.

Membros

Pesquisadores

Doutor (2009) e Mestre (1999) em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em História (1992) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999). Pós-doutor pela Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM, 2015). É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pertence ao quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (mestrado e doutorado). É pesquisador do NEILS (Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais - PUCSP) e líder do Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe/UESB/CNPQ. Compõe o Conselho Editorial das revistas Lutas Sociais (NEILS), Politéia (DH/UESB), Crítica & Debates (UNEB) e RBBA (Revista Binacional Brasil-Argentina), sendo o Editor Responsável desta última até o ano de 2015. Entre suas últimas produções está o livro "América Latina: transnacionalização e lutas sociais - da luta armada como arma política (O caso EZLN) (2010). Tem diversas publicações em periódicos especializados nas áreas acadêmico-científica e cultural, além da organização de livros.Tem formação e experiência em História (com ênfase em América Latina). Atualmente pesquisa temas como História da América, Relações Internacionais, Memória, Ideologia, Movimentos Sociais, Imperialismo/Transnacionalização/Globalização e produção de conhecimento. (Texto informado pelo autor)

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, história da África, educação, multicultural e memória. (Texto informado pelo autor)

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996), Especialização em Ensino de Geociências no 3º Grau pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado em Geografia Humana (Agrária) pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Teoria e Metodologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura camponesa e território, luta pela terra, movimentos sociais e território, questões teóricas e metodológicas da Geografia e da Geografia Agrária. Mobilidade do trabalho no campo. Capitalismo e transformações espaciais no campo brasileiro. Relação Campo x cidade. (Texto informado pelo autor)

Possui graduação Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1984), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia Regional e Geografia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de produção no campo, mobilidade do trabalho, Desenvolvimento Desigual, Reestruturação do Capital no campo, Movimentos sociais rurais, Geografia Regional, Análise Regional, reforma agrária e modificações sócio-espaciais. (Texto informado pelo autor)

Please reload

Estudantes

Doutorando e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Graduado em Licenciatura em História pela mesma instituição com especialização em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente tem realizado pesquisas e publicado artigos com foco na relação entre memória social, ideologia, alienação e subjetividade, bem como explorado a relação destas com as lutas de classes na sociedade do capital. (Texto informado pelo autor)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012) e Especialista em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professora de Geografia do Colégio Adventista de Vitória da Conquista. Atua nas áreas de Geografia Humana e Geografia Agrária. É vinculada ao Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe/UESB/CNPQ, ao grupo de pesquisa Trabalho, mobilidade do trabalho e relação campo-cidade/UESB e ao Grupo de pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Re-ordenamentos Territoriais - GPECT/UFS. Exerceu a função de técnica universitária atuando nas atividades administrativas e de apoio à pesquisa no Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos (LEAU), no Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento (NEAG) e no Laboratório de Geografia Física (LAGEF) vinculados ao Departamento de Geografia (DG).

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, lutas de classe e ideologia. Membro do Grupo de Estudo de Ideologia e Luta de Classes - GEILC do Museu Pedagógico/UESB. (Texto informado pelo autor)

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (em andamento); possui mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia(2010); especialização em literatura brasileira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997); graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, com experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Baiana, Literatura Brasileira e Estágio Supervisionado. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL), é membro do Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes (GEILC). Desenvolve pesquisas sobre o poeta baiano Camillo de Jesus Lima, com artigos, ensaios e críticas publicados em livro, revistas e anais de Congresso (Texto informado pelo autor)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Foi pesquisador de iniciação científica vinculado ao Laboratório de História Cultural (LEHC), com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação, Poder monárquico, Império Romano. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe/UESB/CNPQ, e, trabalha com os tema/categoria Imperialismo na América Latina.

Mestre em Memória pelo Programa de  Pós-graduação em Memória, Linguagem e Sociedade - UESB. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UNIJORGE). Mestrando do Programa de Pós-graduação de Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Estudos sob a perspetiva do materialismo histórico. Atualmente, atua profissionalmente como Diretor Administrativo do Hospital Geral de Vitória da Conquista-Ba. (Texto informado pelo autor)

Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, componente do Grupo de Pesquisa em Ideologia e Luta de Classes - GEILC/UESB. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, onde pesquisou a valorização do espaço urbano e a renda imobiliária em Vitória da Conquista. Possui Especialização em Geografia: Teoria e Prática em sala de aula, com a qual pesquisou sobre a abordagem regional no material didático e nos cursos pré-vestibulares da cidade de Vitória da Conquista. É Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006) cujo requisito de conclusão de curso foi a pesquisa monográfica sobre o crescimento urbano de Vitória da Conquista de 1997 a 2004. Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus de Vitória da Conquista onde leciona as disciplinas Climatologia e Geografia.

Please reload

bottom of page